Final de semana passado, 14,15 e 16 de novembro, aconteceu o VII Encontro de Escaladores do Nordeste (EENE), esta 7ª edição teve como local escolhido, o Parque do Poeta localizado na cidade de Campina Grande-PB.
Um evento que teve inicio há alguns anos atrás, onde amigos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte revolveram se reunir para trocar experiências sobre o esporte, que na época não tinha muitos adeptos. Com o surgimento de novos praticantes de escalada, a idéia de se fazer um evento de grande porte foi evidente, então surgiu o EENE.
As primeiras edições eram mais simples sem grandes estruturas, onde o foco era apenas a reunião dos adeptos do esporte. Apenas em 2005, na 4ª edição do evento que teve como local escolhido a Pedra da Boca na cidade de Serra Caiada no Rio Grande do Norte, que o evento começou a tomar proporções maiores. A partir daí o evento só progrediu em questões de organização e estrutura e outros estados também foram sedes de edições do EENE, estados como: Ceará (Quixadá), Paraíba (Araruna) e Rio Grande do Norte (Serra Caiada).
Este ano o Clube de Montanhismo Paraibano (CMP), tomou a iniciativa de trazer a VII edição para Campina Grande. O Clube surgiu no final da década de 
O CMP se preocupou em montar uma estrutura para agradar a todos, já que o esporte pode ser praticado por crianças, mulheres e homens de diferentes idades, e foi este o publico presente no encontro. Mesmo com o local um pouco afastado da cidade o Clube batalhou e conseguiu superar algumas dificuldades, e o evento terminou de forma tranqüila e com a aprovação de todos os participantes.
A estrutura montada para o evento contou com banheiros químicos, local para banho, camping, equipe médica de plantão, segurança da policia militar da Paraíba, comida no local do evento onde o clube fez parceria com um restaurante da cidade para facilitar as refeições, enfim, tudo foi bem pensado e organizado. Dentro da programação houve palestras e workshops com renomados nomes no cenário brasileiros como: Maurício Clauzet (Tonto), Adriano Peixoto (Tede), Dalton Chiarelli e Rosangela Gelly onde foram abordados diferentes temas dentro do esporte. Além de palestras e workshops aconteceu também muita escalada, participantes de diversos estados nordestinos como: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia e também de outros estados, puderam conhecer as pedras e vias da Serra da Borborema.
Ao final do evento, houve sorteio de brindes e também a reunião que decide onde será o VIII EENE. Na disputa estava Pernambuco e Bahia, os mesmo apresentaram suas propostas de projeto e idéias, e depois de muita conversa e discussões ficou decidido que em 2009 o encontro será na Bahia e em 2010 em Pernambuco.
Agora uma cobertura dos 3 dias de encontro, feito por Ricardo (Set) Costa.
No primeiro dia,14, já havia uma quantidade de pessoas relativamente boa, no inicio da manha foi o horário do café da manha, das 07:00h às 09:00, em seguida o pessoal caiu nas trilhas rumo as pedras do Parque do Poeta, pessoal pode escolher entre várias pedras e vias existentes no local que tem uma beleza maravilhosa proporcionando um animo a mais para a prática do esporte. Ao meio-dia foi servido o almoço da galera que se prolongou até às 14:00, em seguida o pessoal aproveitou para descansar e outros nem pensaram nisso voltaram de imediato para as pedras. No cair da noite começa a chegar mais participantes de estados diferentes, a partir das 20:00h começou a abertura oficial do VII EENE, com a palavra Claudionor Cavalcante presidente do Clube de Monhatanhismo da Paraíba (CMP) deu as boas vindas e falou da expectativa do 7ª edição do encontro. Em seguida o pessoal aproveitou para trocar idéias, fazer novas amizades e aproveitar a bela noite de sexta, mesmo com um friozinho o pessoal permaneceu acordado até tarde.
No dia seguinte, repete-se todos os passos do dia anterior, café depois escalada em seguida almoço, em quanto alguns participantes partiam outros chegavam ao local do encontro, o diferencial desse dia foram as palestras realizadas por Mauricio Clauzet(Tonto), renomado escalador do cenário nacional e internacional, tendo escalado em diversos países, e o tema proposto foi AVENTURA CHAMADA VIDA, onde o mesmo falou de seu primeiro passo no esporte, "Minha primeira cadeirinha foi feita de faixa de judô" disse o Tonto em sua palestra, só pra terem ideia das dificuldades de conseguir praticar o esporte anos atrás.
Em seguida foi a vez de Rosangela Gelly e Dalton Chiarelli que falaram sobre Boas práticas para prevenção de acidentes, segurança é o fator principal para todo e qualquer esporte e os palestrantes foram geniais nas suas colocações, abrindo o olho da galera para o alerta de acidentes, em seguida foi a vez de Adriano Peixoto (Tede) falar sobre Alpinismo Industrial (introdução) diferenças  da escalada esportiva e o acesso por corda para fins industriais e certificação paraprofissionais de acesso por corda.
Após as palestras o pessoal como o dia anterior ficou até tarde conversando, trocando idéias já que isto é o objetivo principal do encontro.
Terceiro e ultimo dia de encontro, alguns já deixavam o evento. Por volta das 08:00h houve a reunião dos representantes dos estados para decidir onde será o próximo encontro, onde a Bahia ficou com a vez de sediar o VIII encontro, local decidido o pessoal continuou escalando, queriam aproveitar até os últimos momentos. Após o almoço já podia sentir o clima de tristeza do pessoal já que o encontro estava prestes a chegar ao fim, mais ainda nao tinha acabado, às 14:00h houve o sorteio de brindes, momento de descontração  e de tentar a sorte e garantir algum brinde. Mas é isso, tudo que é bom acaba após os sorteios houve o encerramento do VII Encontro de Escaladores do Nordeste, agora é esperar até 2009 e se preparar para ir à Itatim na Bahia.
 
2 comentários:
e aeh galera da escalada, muito legal esse lance, pena que naum tenho tempo, se naum iria tentar subir algumas paredes também. kkkk
até mais..valeuuuu!!!
Pow luciano te garanto velho que se tiver tempo pra praticar o esporte não vai se arrepender. abraço
Postar um comentário