quarta-feira, 29 de outubro de 2008

JORNALISMO POLÍTICO


Por: Wyllington Mádson


O jornalismo, ente suas diversas funções, tem como papel informar sobre o mundo político. Os tópicos do jornalismo político incluem a cobertura de eventos variados, como as eleições, os decretos de governos, as votações parlamentares, as negociações entre partidos e blocos de poder e inúmeros outros.


Além de fazer relatos acerca das instituições que geram produto e fatos, como governos, ministérios, secretarias, partidos, órgãos oficiais e institutos de pesquisa de opinião. Também faz a cobertura de políticas públicas, como nas secretarias de governo e nos ministérios da área institucional; além, é claro, do dia-a-dia do poder.


Nestes assuntos do cotidiano, incluem-se negociações, acordos e trâmites de projetos de lei, mudanças de cargos, processos contra políticos e ocupantes de cargos públicos, abusos de poder, tráfico de influencia e corrupção, como por exemplo, a compra e a venda de votos em épocas de campanha eleitoral.


O jornalismo político é primordial para que a sociedade se mantenha informada a respeito do mundo do poder. Podendo assim, opinar e tomar atitudes para que a democracia seja mantida e a corrupção combatida, uma vez estando às vistas do povo como um todo.


Este ramo de notícias tem ainda o papel de promover o equilíbrio no mundo da política, ao trazer informações contínuas para que tudo funcione dentro dos eixos, ao possibilitar o julgamento dos atos políticos de forma explícita e conjunta, não permitindo que as atitudes tomadas pelos políticos fiquem longe da visão e do conhecimento dos cidadãos.


Estudante do primeiro ano de Comunicação Social

Nenhum comentário: